Alfenas Online - Nossa cidade na internet!
Alfenas, Quarta-feira, 3 de Setembro     
  Adicione o Alfenas Online nos seus Favoritos

home        a cidade         o comércio         notícias         classificados         imóveis         veículos         empregos         mural         contato

Notícias 

Prefeitos da região visitaram obras do aterro sanitário da região
 
Prefeitos da região estiveram ontem em Alfenas para participar da reunião promovida pela Sedru (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana) e Prefeitura de Alfenas, que debateu a formação de um  consórcio intermunicipal de resíduos sólidos.
O secretário de estado, Dilzon Melo que esteve presente ao encontro, disse que a formação desse tipo de consórcio tem dois objetivos: otimizar os recursos e promover a fraternidade entre os municípios, e, principalmente, resolver o grande problema da destinação dos resíduos sólidos.
A idéia, é que o lixo produzido em outros 11 municípios da região, sejam tratados em Alfenas, que já está construindo um aterro sanitário, em fase de conclusão. Um investimento de R$ 3 milhões.
Um técnico e uma sanitarista da Sedru explicaram o que é o consórcio, como funciona e a nova legislação. Segundo eles, o consórcio atende o que exige a legislação ambiental e é uma forma de aumentar a receita do município, através do ICMS ecológico. Com a implantação desse consórcio, que já funciona com sucesso em outras cidades, a Sedru dá todo apoio à captação de recursos, na reestruturação jurídica, na minimização dos cursos e no apoio técnico.
Após a reunião, os prefeitos foram conhecer a obra do aterro sanitário de Alfenas.
 
Consórcios Intermunicipais de Resíduos Sólidos
 
Os consórcios intermunicipais de resíduos sólidos, que têm como projeto piloto o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí, têm como objetivo a construção de aterros sanitários em forma de consórcio, unindo municípios por uma causa em comum.
Devido ao alto custo de um aterro sanitário (R$ 1.200.000,00) e visando cobrir todo o território mineiro com o benefício, o Governo do Estado criou o consórcio de resíduos sólidos – forma viável para resolver o problema dos lixões que assola o Brasil.
Os aterros sanitários são ainda a melhor solução para a erradicação dos lixões
.


 
home




home        a cidade         o comércio         notícias         classificados         imóveis         veículos         empregos         mural         contato

Alfenas Online - Todos os direitos reservados.

E-mail: contatos@alfenasonline.com.br